Instabilidade no site da Receita Federal causa transtornos a empresas e contadores

A instabilidade em serviços operados no site da Receita Federal do Brasil (RFB), há cerca de uma semana, vem causando transtornos a empresas e contadores. A inconstância no sistema, de acordo com nota divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), deve ser gradativamente solucionada até domingo (19).

De acordo com a Receita, as falhas são em razão de uma “intercorrência técnica, que leva alguns serviços a sofrerem instabilidade momentânea”. Os serviços afetados são Emissão de Certidão Negativa e Situação Fiscal, Caixa Postal, Parcelamentos Especiais, Simples Nacional – consulta aos documentos de arrecadação (DAS) pagos, Arrecadação – distribuição dos tributos de ITR e Simples Nacional, e-Processo – juntada de documentos, Infojud e Dossiê integrado.

Paulo Roque Luiz, presidente do Sindicato dos Contadores de Técnicos em Contabilidade do Vale do Sinos (Sincontecsinos), afirma que o problema ocorre desde a sexta-feira passada (10) e define a situação de trabalho atual, sem o sistema, como um “caos”.

“Não conseguimos trabalhar. Ligamos há uma semana e ninguém explica nada. Hoje largaram essa nota. Nós e outros sindicatos estamos encaminhando ofício solicitando à Receita mais prazo para adesão ao Simples Nacional, um dos afetados, cujo prazo termina no dia 31 de janeiro”, destaca Luiz.

Já a impossibilidade de emissão de negativa de débitos, explica o contador, vem emperrando negócios como compra e venda de imóveis. E como um documento muitas vezes é necessário para solicitar ou encaminhar outros, o problema vem em uma cadeia crescente de atrasos.

â€œÉ um documento que precisa entregar na prefeitura, e ao não ter ele vai atrasando outras coisas em sequência”, critica Luiz.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.